Recebi vários e-mails com essa charge que propõe uma reflexão muito interessante: como os pais encaram o processo educacional atualmente?

Penso que nós, educadores, quando crianças, aprendemos a respeitar nossos professores, os funcionários da escola e a hierarquia familiar. Agora a falta de respeito impera nas salas de aula como reflexo de um contexto bem mais amplo. Geralmente o professor é apontado como culpado porque 'não se moderniza' e as aulas são monótonas. Mas não me refiro aos métodos propostos por pensadores que defendem a livre expressão criativa do educando ou às tendências da educação contemporânea. Eu falo de atitudes, de falta de educação no trato com as pessoas, de intolerância, da busca pelas conquistas rápidas e fáceis.
Essa questão é ampla e complexa mas precisa ser discutida com seriedade pela comunidade educativa. Ela extrapola os muros da escola e não se limita aos estudos sobre avaliação escolar ou aos cursos repetitivos sobre pedagogia histórico-crítica. É muito mais séria.
