O SERMÃO DA MONTANHA

domingo, 18 de abril de 2010 · 0 comentários


Versão para educadores
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:
- "Em verdade, em verdade vos digo: Felize
s os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles..."
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André disse:
- É pra copiar no caderno?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado dian
te de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os
temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primei
ra, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem
pensar em números e estatísticas que coloque
m em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda n
ão é professor titular...
Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir à
sinagoga e pedir aposentadoria proporcional aos trinta e três anos. Mas, tendo em vista o fator previdenciário e a regra dos 95, desistiu. Pensou em pegar um empréstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazaré e montar uma padaria... Mas olhou de novo a multidão. Eram como ovelhas sem pastor... Seu coração de
educador se enterneceu e Ele continuou:
-"Felizes vocês, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem mentiras contra vocês por causa da Educação. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram outros educadores que vieram antes de vocês".
Tomé, sempre resmungão, reclamou:
- Mas só no céu, Senhor?
- Tem razão, Tomé - disse Jesus - há quem que
ira transformar minhas palavras em conformismo e alienação.. Eu lhes digo, NÃO! Não se acomodem. Não fiquem esperando, de braços cruzados, uma recompensa do além. É preciso construir o paraíso aqui e agora, para merecer o que vem depois...

E Jesus concluiu:
- Vocês, meus queridos educadores, são o sal da terra e a luz do mundo...


Texto de abertura do Programa Rádio Vivo — Rádio Itatiaia, Belo Horizonte —
de 15/10/2009, texto do professor Eduardo Machado

PULSEIRAS DO SEXO

terça-feira, 6 de abril de 2010 · 1 comentários

Make glow text and comments

Tenho observado muitas alunas usando as pulseirinhas coloridas que já foram moda na década de 80 nos pulsos de Madonna e voltaram à cena neste ano inicialmente entre estudantes americanos e europeus. Aqui, elas se tornaram populares a partir da metade do ano e podem ser encontradas aos milhares em bancas de jornal e barracas de camelô a preços irrisórios. O pacote com doze pulseiras custa 1 real – elas não poderiam vir de outro lugar senão da China.



Até recentemente, as pulseirinhas serviam exclusivamente para ser trocadas como figurinhas ou para pular corda (as meninas fazem uma longa corrente da junção de várias pulseiras).

Aparentemente são inofensivas, como uma espécie de enfeite ou acessório. Porém, o que muitos não sabiam é que cada cor do bracelete possui um significado, que corresponde a um comportamento afetivo ou sexual, que pode ir de um abraço, na amarela, a uma relação sexual, na preta. Para exigir o gesto, seria preciso arrebentar a pulseira de quem a traz no pulso.

Ignorantes em relação ao significado das pulserias, muitos jovens e adolescentes começaram a utilizá-las inocentemente Mas a questão é mais perigosa do que se imagina. Apesar de algumas acharem que se trata somente de uma moda passageira e que não precisam proibir o uso, é preciso atentar para o fato de que o comportamento dos adolescentes e jovens de hoje pode resultar em graves consequencias para aqueles que mesmo sem conhecimento fazem uso de tais pulseiras. Os adultos precisam orientar os jovens e protegê-los.

Como professora me sinto na obrigação de tocar neste assunto principalmente depois do caso de estupro em Londrina. A estudante foi violentada por três garotos, menores, no dia 15 de março. Os meninos explicaram que arrebentaram a pulseira preta da adolescente e exigiram seus "direitos".

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/3/menina_e_estuprada_apos_ter_pulseira_do_sexo_arrebentada_em_londrina_72554.html

Uma situação aparentemente banal e inofensiva, oculta vários aspectois muito preocupantes: incentivo e apelo ao sexo, aproximação de temas e comportamentos relativos aos adultos, machismo, violência contra a mulher, depreciação da imagem feminina. Ora, professores, pais e adultos em geral precisam alertar os adolecentes. Não podemos ser permissivos, negligentes e omissos. O discursos do "todo mundo tem, todo mundo usa" quase nunca é convincente, principalmente neste caso.

Poucos minutis atrás ouvi a notícia: a Secretaria de Educação de Maringá decidiu, em reunião com pais e professores, proibir o uso das pulseiras nas escolas municipais. Agradecemos.


Myspace Glowing comments

woman at computer Pictures, Images and Photos

Eu sou

Minha foto
Apaixonada por História e Educação.Graduada em História (UEM); Pós-graduada em História do Brasil; Mestre em Política e Movimentos Sociais. Professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior.







VISITAS

Siga-me no twitter


Seguidores do blog

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias